Notícia aos visitantes

17/02/2011 15:06

 

Como escolher um verdadeiro adestrador

 

 

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, adestrar significa "tornar capaz, hábil; habilitar; preparar". Assim, o adestrador é o profissional que habilita o animal a conviver melhor com o ser humano, ou seja, torna o cão capaz de entender o que o dono deseja e muito mais do que apenas isso, ensina ao proprietário do cão a “ler” as mensagens enviadas pelo animal, tornando a convivência mais harmoniosa.

 

Adestrar, portanto, resume em criar um canal de comunicação com o cão, já que ele entenderá o que seu dono deseja e este, por seu turno, naturalmente começará a observar melhor o comportamento de seu animal.

Muitos profissionais atualmente preferem ser conhecidos como educadores caninos, psicólogos de cães, professores de cães, para fugir da qualificação "adestrador", já tida como pejorativa. Mas o termo correto e que define bem o trabalho é adestrador. Este é o profissional que torna os cães (e animais em geral) aptos a obedecerem comandos, respeitarem limites, serem mais sociáveis. Porém adestrar é diferente de educar. Educar é algo mais interno, onde os problemas comportamentais são mais vistos, evidentes e tratados, e não apenas o ensinamento de comandos. Portanto, adestramento e educação canina devem andar juntos.

Quanto a técnica, basta uma rápida pesquisa para constatar que o reforço positivo (método onde o cão aprende com base em recompensas valorizadas) é a forma mais eficaz, segura, tranquila, respeitosa e correta de ensinar um animal. E mais: os resultados aparecem rapidamente e o cão sente prazer em aprender. Um adestrador atualizado usará o reforço positivo como método de aprendizado. Frisando que cada cão é individuo único, com suas particularidades e experiências vividas, dessa forma o treinamento também será individualizado. O bom profissional se adapta ao cão, e não o contrário. A bagagem de conhecimento sendo ampla e correta condiz com o resultado positivo e satisfatório.

O maior problema é que, no Brasil, não existe regulamentação para a profissão. Assim, não há quem fiscalize o trabalho deste profissional. Dessa foram é preciso atenção ao contratar o melhor profissional, de preferência com referência e histórico curricular.

.


www.adestramentoepasseiosdecaes.webnode.com.br